Em Portugal a exploração e o tráfico de seres humanos são ilegais e devem ser denunciados às autoridades.
As vítimas de trafico de pessoas têm vários direitos nomeadamente a receber protecção e apoio, mesmo que não estejam regulares (em situação legal) no país.
A identificação de situações de exploração e tráfico de pessoas, implica o envolvimento de todas as pessoas. Muitas vezes, as vítimas encontram-se isoladas e controladas de formas que as impedem de procurar apoio. Frequentemente têm receio de contactar as autoridades e desconhecem os seus direitos e recursos.
Caso identifique uma situação ou conheça uma ou mais possíveis vítimas, denuncie ou procure apoio de entidades especializadas.
A pessoa ou grupo de pessoas:
Garanta sempre a sua segurança e a das possíveis vítimas!
Observe e recolha informações relevantes: sobre a vítima, sobre as circunstâncias em que se encontra e a sua localização.
Caso tenha contacto directo com a(s) vítima(s) em circunstâncias seguras, ofereça apoio e informação sobre os recursos disponíveis.
Denuncie, mesmo que não tenha a certeza. Cabe às autoridades investigar e averiguar potenciais situações. Procure mais informação sobre como agir junto das entidades especializadas.