Consequências e Impacto
Aumento da vulnerabilidade
Ser vítima de crime num país estrangeiro aumenta a vulnerabilidade que já caracteriza pessoas que se encontram fora do seu país de origem. O impacto é sobretudo evidente no caso de pessoas migrantes que procuram integração, melhores condições de vida e estabilidade e que vêem o seu projecto migratório comprometido.
Pessoas que se encontram em situação irregular, enfrentam ainda a dificuldade de acesso à justiça e a apoio social, temendo frequentemente denunciar o crime de que foram alvo por temerem que o contacto com as autoridades leve à expulsão do território nacional. Isto resulta directamente numa maior vulnerabilidade a situações de exploração e tráfico de seres humanos e à permanência em situações de vitimação durante mais tempo.
O mesmo acontece em situações de violência doméstica, que resultam frequentemente numa enorme desprotecção social e grande dificuldade de autonomização.
Consequências psicológicas
Como qualquer vítima de crime e violência, as pessoas estrangeiras podem sofrer com o impacto psicológico que delas resulta. Este impacto é acrescido no caso destas pessoas devido à vulnerabilidade que já existia, mas sobretudo pelo sentimento de insegurança
e isolamento no país de acolhimento e pelos obstáculos que enfrentam no acesso a apoio especializado.
Uma pessoa estrangeira tem, por exemplo, muito maior dificuldade em pedir ajuda numa situação de emergência, por não saber as entidades a que pode recorrer e/ou pela barreira linguística, cultural e até pelo preconceito e tratamento diferenciado.
As respostas de apoio psicológico e de saúde mental adequadas são escassas, o que dificulta muito a recuperação de situações traumáticas e das suas várias manifestações.
Impacto social
O isolamento e dificuldade de exercício de direitos e de acesso a apoio adequado resulta numa maior exclusão e dificuldade de integração, que tem impacto nas comunidades migrantes, mas também na comunidade de acolhimento. O sentimento de insegurança e de aumento da criminalidade é por vezes, ao contrário do que é exposto por políticos e comunicação social, resultado de situações de violência contra pessoas estrangeiras e não cometida por elas.
O impacto das situações de vitimação será tanto menos quanto mais as estruturas de apoio e o sistema de justiça e saúde forem adequados a todas as pessoas, incluindo pessoas não nacionais