Skip to content

Pessoas Turistas

Portugal é geralmente considerado um país seguro para turistas. O país apresenta taxas de criminalidade relativamente baixas em comparação com muitos outros destinos turísticos e Portugal tem uma das taxas de criminalidade mais baixas da Europa, especialmente em relação a crimes violentos.

Vulnerabilidade​

As pessoas turistas são mais vulneráveis a situações de crime e violência devido a uma combinação de fatores relacionados com seu comportamento, o ambiente em que se encontram e as características do local turístico. Algumas coisas contribuem para a sua vulnerabilidade:

Violência contra pessoas turistas

As pessoas que se encontram em Portugal como turistas, podem, como qualquer outra pessoa, ser vítimas de crime ou violência. Embora Portugal seja um país seguro, existem alguns crimes que frequentemente afetam as pessoas que se encontram a fazer turismo:

> Crimes contra o património

Estes são os crimes mais cometidos contra turistas na maior parte do mundo, caracterizando-se, em geral, como crimes de oportunidade. As circunstâncias em que ocorrem estes crimes relacionam-se com a facilidade que as pessoas que os praticam encontram para, por exemplo se apropriarem de bens da pessoa turista ou as enganarem através de esquemas aos quais se encontram circunstancialmente mais vulneráveis. A maioria dos crimes que acontecem são:

Se foi vítima de um crime de um crime desta natureza, encontra aqui mais informação: Crimes Patrimoniais | APAV (Dica: use a ferramenta de tradução do seu navegador de internet para ver o conteúdo numa língua que compreenda)

> Violência física ou verbal

Este tipo de atos contra pessoas turistas acontece na sua maioria em contextos de maior concentração de pessoas e que em geral são mais propícios a situações de violência como espaços de diversão noturna e festivais de música, embora possam ocorrer noutras situações. A maioria dos crimes que acontecem são:

Se foi vítima de um crime desta natureza, encontra aqui mais informação: 

> Violência doméstica

Infelizmente, embora as férias ou alturas em que se faz turismo sejam em geral marcadas por bons momentos e tranquilidade, isso nem sempre acontece quando se viaja com pessoas com quem existe uma relação familiar e/ou de intimidade marcada pela violência. Pode também acontecer que a primeira situação de violência doméstica e/ou violência numa relação de intimidade ocorra num momento de turismo.

Se foi vítima de um crime desta natureza, encontra aqui mais informação:

> Discriminação e crimes de ódio

Facilmente identificadas pelas suas características e comportamento, as pessoas turistas podem ser alvo de várias formas de discriminação, que pode ocorrer em vários contextos e assumir diferentes formas: discriminação no acesso a bens ou serviços ou actos violentos com motivo discriminatório, contra uma pessoa ou contra um grupo de pessoas. Mais informação sobre discriminação e crimes de ódio aqui: APAV | Discriminação e Crimes de Ódio.

Sendo Portugal um país bastante seguro para pessoas LGBTI+, as situações de crime acontecem também a estas pessoas, por vezes com base em motivos discriminatórios. Mais informação sobre violência contra pessoas LBGTI+: